Barack Obama recebe hoje presidente do Egito, Hosni Mubarak

Washington, 18 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe hoje na Casa Branca o presidente do Egito, Hosni Mubarak, em sua primeira visita a Washington em mais de cinco anos, tendo o conflito do Oriente Médio como tema principal.

EFE |

O encontro na Casa Branca ocorre menos de três meses depois de Obama fazer um discurso dirigido aos países muçulmanos na Universidade do Cairo.

O Governo de Obama pediu aos estados árabes que façam algum gesto de conciliação com Israel e tenta que o Egito, que já tem um tratado de paz com o estado judeu, exerça sua influência para que outros países do mundo árabe façam o mesmo.

Mubarak se reuniu ontem em Washington com a secretária de Estado, Hillary Clinton e, segundo o porta-voz P.J. Crowley, "compararam temas sobre os esforços de paz entre Israel e os árabes e se puseram de acordo que devem haver passos paralelos".

Os EUA alertaram Israel que pare com a expansão de assentamentos judaicos na Cisjordânia e aos palestinos que controlem os extremistas.

Um grupo de dissidentes egípcios divulgou uma carta enviada a Obama e Mubarak pedindo mudanças políticas no Egito, incluindo o fim da lei de emergência, que está em vigor por quase três décadas e que outorga ao presidente amplos poderes.

Saad Eddin Ibrahim, um ex-preso político agora exilado, disse a National Public Rádio que "é tempo que o Governo de Obama fale sobre os direitos humanos e o processo político no Egito".

Mubarak, de 81 anos de idade, viaja acompanhado de seu filho e possível sucessor, Jamal Mubarak. EFE jab/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG