Barack Obama anuncia orçamento recorde para ciência

WASHINGTON - O presidente Barack Obama anunciou na última segunda-feira o investimento recorde de 3% do Produto Interno Bruto para as áreas de ciência e tecnologia.

Redação com agências internacionais |

"Estou aqui para fixar este objetivo: vamos dedicar mais de 3% de nosso PIB à pesquisa e desenvolvimento. Não apenas vamos igualar como também superar o nível alcançado no ponto mais alto da carreira espacial (...) favorecendo os avanços nos terrenos da energia e medicina, e melhorando o ensino da matemática e das ciências", disse o presidente em  discurso ante a Academia Nacional de Ciência, em Washington.

"Com minha administração, terminaram os dias em que a ciência cedia lugar à ideologia", concluiu.


Obama discursa na Academia Nacional de Ciência / AP

Atualmente, os EUA destinam 2,66% do seu PIB de US$ 14 trilhões para pesquisa e desenvolvimento, segundo a Casa Branca.

Parte dos gastos adicionais consta no pacote de estímulo econômico de 787 bilhões de dólares sancionado em fevereiro por Obama. Na sua proposta orçamentária para 2010, o presidente defende benefícios tributários permanentes para os investimentos privados em pesquisa.

Obama completa cem dias de governo na quarta-feira, e o discurso sobre a área científica é parte das iniciativas da Casa Branca para destacar seus feitos nesse período. O presidente também salientou suas propostas contra a mudança climática, que enfrentam resistência no Congresso, e disse que "romper nossa dependência dos combustíveis fósseis é o desafio desta geração".

Leia mais sobre ciência

    Leia tudo sobre: ciência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG