Banqueiro de NY assumirá Tesouro, diz assessor de Obama

O principal estrategista da campanha eleitoral do presidente-eleito dos Estados Unidos Barack Obama, David Axelrod, disse neste domingo que Timothy Geithner deve ser indicado para ser o novo secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Em entrevista à rede americana de televisão Fox News, Axelrod disse que Geithner, de 47 anos, que preside o Federal Reserve Bank de Nova York, deve ser indicado para o cargo na segunda-feira.

BBC Brasil |

O estrategista de Obama diz que Geithner tem o "temperamento certo" para assumir o cargo, que atualmente é ocupado por Hank Paulson. O indicado do presidente-eleito precisa ser aprovado em sabatina no Senado americano.

Se confirmado no cargo, Geithner terá como principal desafio a crise financeira global. Um dos principais motivos da crise mundial é a desaceleração da economia americana.

Geithner trabalhou com o ex-presidente Bill Clinton durante a crise dos mercados asiáticos, no final dos anos 90. A especulação sobre a indicação animou os mercados financeiros na sexta-feira. Ele deve trabalhar ao lado do economista Lawrence Summers, que alguns especulam que será o novo presidente do Conselho Econômico Nacional.

Na segunda-feira, Barack Obama deve anunciar a sua equipe econômica. No sábado, o presidente-eleito dos Estados Unidos disse que quer que sua equipe econômica ache uma maneira de criar 2,5 milhões de novos empregos durante os dois primeiros anos do seu governo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG