Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ban-Ki moon vai à Romênia redefinir estratégia no Afeganistão

Nações Unidas, 1º abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parte hoje para Bucareste, onde vai participar da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que redefinirá a estratégia da comunidade internacional no Afeganistão tendo em vista o aumento da ameaça da insurgência talibã.

EFE |

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, assegurou hoje que o objetivo de Ban na reunião da capital romena é "aumentar a assistência ao povo afegão".

"A ONU pretende aumentar seu apoio ao Afeganistão através de seu novo representante especial, Kai Eide", afirmou o porta-voz.

Haq disse que Ban Ki-moon vai se reunir com alguns dos mais de 60 líderes presentes à reunião, como o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e representantes de países não membros da Otan que também contam com tropas no país asiático.

O secretário-geral participará da reunião da quinta-feira que a cúpula dedicará à delicada situação no Afeganistão, onde a força demonstrada pelos rebeldes do talibã motivou o aumento da presença de tropas internacionais e provocou uma mudança no plano de reestruturação do país.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução no dia 20 de março que renova o mandato da missão da organização no Afeganistão e lhe concede uma maior autonomia para coordenar a ajuda ao Governo de Cabul. EFE jju/plc/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG