Bangladesh levanta o estado de emergência

O governo de Bangladesh, apoiado pelos militares, levantou o estado de exceção instaurado no país há quase dois anos, como parte de um gesto de boa vontade voltado para a realização das eleições do dia 29 de dezembro.

AFP |

O presidente de Bangladesh, Iajuddin Ahmed, já assinou a ordem de revogação do estado de exceção que impusera em janeiro de 2007, e que deve acabar com as restrições às atividades políticas, e às liberdades públicas e da imprensa, informou nesta terça-feira à AFP Sirajul Islam, secretário da presidência.

"A ordem começa a vigorar nas primeiras horas de quarta-feira", logo depois da meia-noite (terça-feira às 16H00, horário de Brasília)", destacou.

Bangladesh, um país muçulmano laico da Ásia do Sul com 144 milhões de habitantes, organiza no dia 29 de dezembro suas primeiras eleições legislativas desde 2001.

Os dois principais partidos do país, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP) e a Liga Awami, exigiam a suspensão deste estado de emergência antes das eleições, como garantia de credibilidade.

sa/sd/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG