resposta imediata ao aumento de preços dos alimentos - Mundo - iG" /

Banco de Ásia pede resposta imediata ao aumento de preços dos alimentos

O presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) pediu nesta segunda-feira uma resposta imediata ao aumento dos preços dos alimentos, advertindo que esta situação poderá deixar 1 bilhão de pessoas desnutridas e prejudicar o crescimento econômico da região asiática.

AFP |

"Este aumento dos preços tem uma cruel dimensão humana e afetará gravemente cerca de 1 bilhão de pessoas na Ásia e no Pacífico. Seu poder aquisitivo foi afetado e estas pessoas correm um risco maior de caírem na fome e na desnutrição", declarou o presidente do BAsD, Haruhiko Kuroda, na inauguração da 41ª assembléia anual do banco, realizada em Madri.

"Devemos nos centrar no aumento dos preços e em nossa resposta imediata", afirmou.

Os preços dos alimentos quase duplicaram no mundo nos últimos três anos, de acordo com o Banco Mundial (BM), o que provocou revoltas em abril no Egito e no Haiti, manifestações em vários países e restrições às exportações de vários produtores, entre eles Brasil, Vietnã, Índia e Egito.

Kuroda pediu "uma gestão macroeconômica prudente" junto com ajudas econômicas para proteger o direito à alimentação dos mais pobres.

"A ausência destas medidas poderá afetar seriamente a luta mundial contra a pobreza e prejudicar o crescimento das últimas décadas", advertiu.

dwb-fz/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG