Bancada democrata mantém controle sobre o Congresso dos EUA

Washington, 5 nov (EFE).- A bancada democrata conseguiu manter o controle das duas Câmaras do Congresso dos Estados Unidos, após uma arrasadora vitória nas urnas na votação desta terça-feira, embora por enquanto não tenha obtido a sonhada super maioria no Senado.

EFE |

Às 4h25 (Brasília) desta quarta-feira, e segundo dados preliminares, os democratas tinham conquistado pelo menos cinco cadeiras adicionais no Senado, após desbancarem dois republicanos de alto escalão, a senadora Elizabeth Dole, pela Carolina do Norte, e o senador John Sununu, por New Hampshire.

"É a noite que estivemos esperando", disse a presidente da Câmara de Representantes (Baixa), Nancy Pelosi, apesar de vários estados ainda não terem divulgado resultados oficiais.

Os americanos foram às urnas ontem para escolher não apenas o próximo presidente do país, mas também para renovar a totalidade das 435 cadeiras da Câmara de Representantes, 35 cadeiras do Senado (um terço da Casa), e 11 governadores.

No entanto, os resultados preliminares não prevêem que no Senado a oposição democrata conseguirá o "número mágico" de 60 cadeiras - nove acima da maioria simples de 51 - para evitar qualquer tática política da minoria republicana em eventuais votações parlamentares.

Atualmente, os democratas têm 51 cadeiras de um total de 100 no Senado, enquanto na Câmara de Representantes têm 235, contra 199 dos republicanos.

Na Câmara Baixa, os democratas ganharam cerca de 25 cadeiras adicionais, selando uma maioria muito folgada nessa Casa.

Apoiado por uma grande maioria democrata no Congresso, Obama poderá avançar em propostas como um segundo plano de estímulo à economia, em momentos em que 90% dos americanos se dizem descontentes com o rumo do país.

Durante a disputa, Obama explicou que esse plano de fomento à economia incluiria mais investimentos na infra-estrutura nacional e uma reforma do setor hipotecário. EFE mp/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG