Ban visitará Israel e Gaza para reforçar cessar-fogo

Jerusalém, 19 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, voltará nesta terça-feira a Israel e visitará a Faixa de Gaza, como parte de sua viagem pelo Oriente Médio destinada a reforçar o frágil cessar-fogo entre o Estado judeu e o movimento islâmico Hamas.

EFE |

Fontes da ONU em Jerusalém consultadas pela Agência Efe afirmaram que o secretário-geral viajará à Faixa de Gaza, mas não deram mais detalhes sobre a visita, que ocorre após Israel e Hamas terem anunciado isoladamente um cessar-fogo.

Ban deve voltar a Israel depois de visitar o país na última quinta-feira, e tem marcada para amanhã uma reunião com o primeiro-ministro Ehud Olmert, confirmaram fontes do Ministério de Assuntos Exteriores israelense.

À tarde, irá à localidade de Sderot, situada a poucos quilômetros da Faixa de Gaza, e alvo habitual dos ataques com foguetes das milícias palestinas.

A ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, falou hoje por telefone com Ban, a quem disse que o "Hamas sacrifica os interesses da população palestina para sua agenda terrorista", segundo informa a edição eletrônica do jornal "Yedioth Ahronoth".

A chefe da diplomacia israelense responsabilizou o movimento islâmico pela situação na Faixa de Gaza.

"Não se deve permitir que os esforços internacionais para melhorar a situação na Faixa de Gaza reforcem o Hamas ou dêem legitimidade a esta organização terrorista", ressaltou a ministra.

EFE db/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG