Ban visita campo de deslocados no Sri Lanka

Nova Délhi, 23 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou hoje um dos campos de deslocados pelo conflito no Sri Lanka e sobrevoou as áreas mais afetadas pelos combates no país, informou o Governo cingalês.

EFE |

Segundo um comunicado oficial, Ban esteve no campo de Chettikulam, na província de Vavuniya, com o ministro de Assuntos Exteriores, Rohitha Bogogallama, ao lado de quem pôde ver de perto as condições dos deslocados.

Quando chegou ao Sri Lanka na noite de ontem, o secretário-geral da ONU afirmou que agora é hora de o país se unir, sem se importar com a condição étnica ou a identidade religiosa de seus habitantes, informou a rede de TV "Ada Derana".

No último fim de semana, o Exército do Sri Lanka pôs fim a 26 anos de conflito armado ao aniquilar a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, em inglês) no nordeste do país.

A ofensiva dos militares, no entanto, gerou uma onda de aproximadamente 280 mil deslocados, que foram sendo alojados em campos criados pelo Governo.

Ainda neste sábado, Ban deverá se reunir com o presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, na cidade de Kandy (centro). À noite, ele deixará o país. EFE daa/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG