Ban viajará à África para estreitar contato com o continente

Nações Unidas, 18 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, iniciará na próxima semana uma viagem pela África para estreitar os contatos com o continente e participar da conferência internacional em apoio à economia palestina que será realizada em 2 de março no Egito.

EFE |

A porta-voz da ONU, Marie Okabe, anunciou hoje que, no início da próxima semana, Ban irá para a África do Sul, a primeira escala de sua viagem, onde se reunirá com o presidente Kgalema Motlanthe.

Em sua estadia no país, deve se reunir com os responsáveis dos ministérios das Finanças e do Meio Ambiente, assim como com o ex-presidente Nelson Mandela.

Da África do Sul, o secretário-geral da ONU irá à Tanzânia, um dos locais onde é aplicado o plano-piloto "Uma ONU", que tenta coordenar, em cada país, os trabalhos das diversas agências da organização.

Ban aproveitará sua estadia na nação para se reunir com o presidente do país, Jakaya Kikwete, assim como com a comunidade acadêmica e diplomática de Dar es-Salaam, disse Okabe.

A porta-voz afirmou que, durante o deslocamento aéreo da Tanzânia a Ruanda, a aeronave sobrevoará o Monte Kilimanjaro para que o secretário-geral possa observar a geleira que derrete na cúpula da montanha.

Em território ruandês, visitará a sede do Tribunal Penal Internacional para Ruanda na cidade de Arusha, e, dali, se deslocará a Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo (RDC), para se reunir com o presidente Joseph Kabila, parlamentares e membros da sociedade civil congolesa, acrescentou.

Okabe informou que Ban aproveitará a proximidade com Ruanda para ir a Kigali e se reunir com o presidente Paul Kagame.

A visita do secretário-geral pelo continente africano concluirá com a participação, em 2 de março, na conferência internacional de apoio à economia palestina no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, que será presidida pelo Egito e pela Noruega. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG