Ban vai ao Haiti para apoiar presidente

Nações Unidas, 9 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajou hoje ao Haiti para apoiar o plano de desenvolvimento elaborado pelo presidente desse país, René Préval, para impulsionar a economia mais pobre da região latino-americana.

EFE |

Ban, que convidou para esta visita o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, permanecerá no Haiti até amanhã, e se reunirá com Préval e com a primeira-ministra, Michèle Pierre-Louis.

O plano de Préval está centrado na criação de oportunidades de emprego, no aumento da segurança alimentar, no reflorestamento do país e no fornecimento de serviços básicos, como o cuidado à saúde, explicou a ONU.

Em Porto Príncipe, Ban e Clinton visitarão vários projetos de desenvolvimento nacional, como a região industrial de Sonapi e um centro escolar em Cité Soleil.

Além disso, se reunirão com representantes do setor privado e com os representantes das instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disseram fontes da organização multilateral.

A ONU espera que a presença do secretário-geral da ONU e do ex-presidente dos EUA seja encarada como "uma forte mensagem de esperança no sentido de que o Haiti ainda pode vencer".

Além disso, deverá servir de estímulo para que a comunidade internacional participe da conferência de doadores ao Haiti, que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, em Washington.

O Haiti está entre os países mais pobres do mundo. Para o BM, o país tem uma alta exposição à pobreza, sem capacidade institucional para aumentar a despesa e iniciar programas que protejam os mais vulneráveis.

Para ajudar no processo de democratização do país e na manutenção da segurança, a ONU tem desde 2004 no Haiti uma missão de estabilização (Minustah), que conta com militares brasileiros e de outros países latino-americanos. EFE emm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG