proteger pobres da crise - Mundo - iG" /

Ban vai à cúpula do G20 com missão de proteger pobres da crise

Nações Unidas, 11 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que sua missão na cúpula que o G20 - que reúne países desenvolvidos e emergentes - realizará no próximo fim de semana, em Washington, é proteger as nações em desenvolvimento dos efeitos da crise financeira na economia global.

EFE |

"O mais importante neste momento é como proteger os interesses e o bem-estar dos países em desenvolvimento", assegurou o principal responsável da ONU em coletiva de imprensa.

Ban frisou que "se deve fazer todo o possível para aliviar o impacto da crise nos mais pobres e vulneráveis" e advertiu que ajudar países em desenvolvimento "é uma questão de vontade".

"O montante destinado a mitigar a crise ultrapassa amplamente ao dedicado à ajuda oficial ao desenvolvimento", apontou.

O secretário-geral da ONU disse que as outras duas mensagens que levará à cúpula serão que se "aborde as raízes sistemáticas da crise" e se aproveite a conjuntura para combater a mudança climática mediante a potencialização de novas tecnologias.

Ao mesmo tempo, advertiu que a reforma das instituições financeiras multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), "tomará tempo".

Ban é um dos líderes que participarão da cúpula do G20 convocada pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para coordenar a resposta internacional à crise financeira que ameaça provocar uma recessão global. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG