pedido mundial de cessar-fogo em Gaza - Mundo - iG" /

Ban pede que se escute pedido mundial de cessar-fogo em Gaza

Nações Unidas, 31 dez (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Governo de Israel e ao movimento islâmico Hamas que escute o pedido mundial para que se declare um cessar-fogo em Gaza.

EFE |

"Quero ressaltar da maneira mais firme possível o pedido mundial a um cessar-fogo imediato que seja respeitado por todas as partes", assegurou Ban em reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

O secretário-geral identificou a "irresponsabilidade" mostrada pelo Hamas e a ofensiva "desproporcional" de Israel como os fatores responsáveis pelo conflito.

Ban pediu ainda que se ponha fim imediatamente ao lançamento de foguetes do Hamas contra o sul de Israel e ao bombardeio israelense em território palestino, que já custou a vida de cerca de 400 pessoas.

Segundo ele, a comunidade internacional, e particularmente os países com influência no conflito, "não fizeram o suficiente ainda e é necessário que atuem de forma urgente".

O secretário-geral da ONU foi o primeiro orador na reunião de urgência convocada hoje pelo Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação no Oriente Médio.

O encontro foi convocado a pedido de Egito e Líbia, depois que a Liga Árabe, reunida no Cairo, exigisse ao principal órgão da ONU que atuasse para deter o bombardeio israelense em Gaza. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG