Ban pede que líderes evitem fracasso da COP15

Copenhague, 15 dez (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje aos 192 países reunidos na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), em Copenhague, que alcancem um acordo ambicioso que impeça o fracasso da conferência.

EFE |

"Estamos aqui para ter êxito e não para fracassar", disse em entrevista coletiva, após participar da inauguração do segmento de alto nível da cúpula climática.

"Devemos ir para frente das fronteiras e buscar uma solução global para um compromisso global", afirmou.

Ban afirmou que é "razoavelmente otimista" sobre o curso da cúpula nos próximos três dias e destacou que o novo acordo deve ser "justo, amplo, equitativo e operacional de forma imediata".

"O tempo dos atrasos e dos jogos terminou. Devemos deixar de apontar os demais com o dedo, olhar-nos no espelho e determinar o que nossos próprios países podem fazer", disse.

Convidou a "todos", em alusão tanto aos países ricos quanto os emergentes e os menos desenvolvidos, a "aumentar seus objetivos" de redução de gases de efeito estufa.

"Não será nem fácil nem barato, mas é um investimento necessário que gerará lucros imediatos e cujos dividendos serão prolongados durante gerações", afirmou. EFE nvm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG