Ban pede que candidatos afegãos aceitem resultado das eleições

Viena, 30 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, espera que os candidatos à Presidência do Afeganistão tenham a maturidade necessária para respeitar o resultado das urnas.

EFE |

"Seja qual for o resultado que surgir das eleições, deveria ser respeitado por todos os candidatos", disse Ban em declarações à agência austríaca "APA" após participar de um evento internacional em Alpbach, na Áustria.

Os políticos afegãos "deveriam mostrar sua maturidade e boa disposição para respeitar as normas e comportamentos democráticos", acrescentou o secretário-geral.

Sobre os relatórios que denunciam uma fraude eleitoral nas eleições, cujo resultado definitivo deve sair na próxima semana, Ban disse que o assunto deve ser investigado pela comissão eleitoral independente.

O secretário-geral considerou "bastante encorajadora e positiva" a recente evolução nas tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, na qual foi definida uma rodada de negociação para facilitar as reunificações entre parentes.

Porém, disse continuar preocupado com "a falta de avanços no processo de desnuclearização na península de Coreia".

Em relação ao processo de paz no Oriente Médio, disse ver certas tendências positivas, sobretudo na política do presidente americano, Barack Obama.

Ban ressaltou seu apoio à solução de dois Estados no conflito entre Israel e Palestina, para o qual "as partes devem cooperar plenamente". EFE wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG