Ban pede mais esforços em luta internacional contra as drogas

Nova York, 26 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos países para que intensifiquem a luta contra as drogas, um problema que destrói vidas, gera delinqüência e ameaça o desenvolvimento sustentado.

EFE |

"Há cada vez mais consenso entre as comunidades e os países de que o controle sobre as drogas é uma responsabilidade compartilhada, na qual todos têm que participar", assinalou Ban, em mensagem no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

A advertência de Ban ocorre no dia em que o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC) lançou seu relatório anual, no qual adverte que os avanços no combate à toxicomania registrados nos últimos anos estão em risco, pelo aumento mundial do cultivo de papoula e cocaína.

O documento assinala o aumento dos terrenos cultiváveis destinados à papoula, que no caso do Afeganistão, em 2007, cresceram 17%, para 193 mil hectares.

O principal responsável da ONU acrescentou que a cooperação internacional e a assistência técnica estão melhorando as capacidades dos países no cumprimento da lei, o que por sua vez influi na redução da pobreza. EFE emm/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG