boa-fé contra crise no Zimbábue - Mundo - iG" /

Ban pede diálogo de boa-fé contra crise no Zimbábue

Nações Unidas, 21 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Governo e à oposição do Zimbábue que dialoguem de boa-fé em busca de uma saída à atual crise política do país.

EFE |

A porta-voz das Nações Unidas Michèle Montas disse que Ban dá boas-vindas ao acordo assinado hoje em Harare pelo presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o líder opositor Morgan Tsvangirai.

Mugabe e Tsvangirai formalizaram a retomada de negociações formais para permitir ao país sair da difícil situação em que se encontra.

Ban "encoraja todas as partes a participarem de boa-fé de conversas sérias, que encaminhem a uma solução duradoura para a crise política e enfrente as urgentes necessidades econômicas e humanitárias do povo zimbabuano", completou a porta-voz da ONU.

Michèle transmitiu a felicitação de Ban ao presidente sul-africano, Thabo Mbeki, por ter mediado a assinatura do acordo.

Assegurou ainda que as Nações Unidas mantêm seu compromisso de apoiar a mediação sul-africana por meio de sua participação em um grupo de referência que apoiará o trabalho de Mbeki. EFE jju/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG