Ban pede aos libaneses para que respeitem resultado de eleições

Nações Unidas, 8 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje a todos os libaneses para que respeitem o resultado das eleições deste domingo, as quais considera como um novo passo rumo à revitalização das frágeis instituições do país árabe.

EFE |

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse que Ban felicita o povo libanês e suas instituições pela realização do pleito parlamentar em um ambiente pacífico.

Haq também lembrou que o secretário-geral da ONU deseja que o processo de formação de um novo Governo libanês se inicie com rapidez, em uma atmosfera de calma e segurança.

O porta-voz acrescentou que o secretário-geral espera que o Líbano consolide sua soberania, estabilidade e independência política dentro do marco das resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU e dos acordos de Taif, que puseram fim à guerra civil libanesa em 1989.

A coalizão política pró-ocidental Forças de 14 de Março venceu nas eleições parlamentares e revalidou sua maioria frente à aliança pró-Síria denominada Forças de 8 de Março, liderada pelo grupo xiita Hisbolá, segundo a apuração oficial divulgada hoje.

A aliança vencedora obteve 71 cadeiras frente às 57 obtidas pela coalizão derrotada em um Parlamento de 128 assentos, segundo o Ministério do Interior libanês.

Com estes resultados, se mantém quase a mesma distribuição de vagas no Parlamento do Líbano ocorrida após o pleito legislativo de 2005, quando as forças pró-Ocidente ocuparam 72 cadeiras, frente às 56 para a aliança do Hisbolá.

O grupo xiita reconheceu sua derrota no domingo à noite antes da publicação oficial dos resultados e pediu a seus rivais para que cooperem, enquanto os eleitores das Forças de 14 de Março saíam às ruas para celebrar a vitória.

Mais de três milhões de libaneses foram convocados às urnas para escolher 128 deputados, sendo 64 cristãos e 64 muçulmanos, entre 580 candidatos que se apresentaram em todo o país. EFE jju/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG