Ban pede ao Conselho de Segurança que melhore métodos de trabalho

Nações Unidas, 27 ago (EFE) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Conselho de Segurança que faça esforços para melhorar seus métodos de trabalho, para ganhar eficiência e agilidade em seus trabalhos diários.

EFE |

"Manterei meu completo apoio ao Conselho de Segurança e a seus membros em seu incansável tarefa de fazer com que este indispensável órgão seja mais eficiente, transparente e inclusivo", disse hoje Ban durante seu discurso em reunião do organismo.

Ele assegurou que as "cada vez mais complexas responsabilidades (do Conselho de Segurança) na manutenção da paz e a segurança internacionais" requerem que seus 15 membros "sigam trabalhando para melhorar seus métodos".

O secretário-geral da ONU acrescentou que esse aumento das responsabilidades ocorre na medida em que cada vez se demanda mais à organização internacional que aumente suas atividades de prevenção de conflitos e de estabelecimento e manutenção da paz.

"Isto faz com que para o Conselho seja fundamental seguir estudando seus métodos de trabalho", e, assim, fazer com que as Nações Unidas sejam mais "eficiente e responsável de cara ao crescente conjunto de desafios" que deve enfrentar, explicou.

Após reconhecer os "consideráveis" progressos alcançados nesta matéria até o momento, Ban afirmou que o Secretariado da organização também adotou algumas iniciativas a respeito, como "reforçar o conteúdo e a oportunidade" dos relatórios periódicos que o secretário-geral envia ao Conselho.

Nesse sentido, defendeu uma maior colaboração entre o Secretariado e o Conselho de Segurança e agradeceu aos 15 membros deste último seu "compromisso" para "ganhar transparência, inclusão e abertura na tomada de decisões". EFE mgl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG