Ban pede à Coreia do Norte para suspender lançamento de satélite

Moscou, 28 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, pediu hoje que a Coreia do Norte suspenda o lançamento de um satélite, que supostamente ocultaria um teste de míssil intercontinental.

EFE |

"Espero que os dirigentes da Coreia do Norte cumpram a correspondente resolução das Nações Unidas" que proíbe o desenvolvimento de armas nucleares, afirmou Ban à agência "RIA Novosti".

Ban, que lembrou que quando era ministro das Relações Exteriores sul-coreano participou ativamente das conversas para a solução da crise nuclear na península coreana, se mostrou "preocupado com os passos dados pela Coreia do Norte para o lançamento do satélite ou míssil".

"Isto trará maiores complicações para a paz e estabilidade da região", explicou.

Além disso, pediu ao regime norte-coreano para cumprir os acordos firmados no marco das negociações de seis lados, que incluem as duas Coreias, Estados Unidos, China, Japão e Rússia.

A Coreia do Norte anunciou que lançará um satélite de comunicações entre 4 e 8 de abril, mas a Coreia do Sul crê que o país testará um míssil Taepodong-2, com um alcance de até seis mil quilômetros e que poderia chegar ao oeste do Alasca, EUA. EFE io/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG