urgente à Somália - Mundo - iG" /

Ban pede à comunidade internacional ajuda urgente à Somália

Nações Unidas, 28 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje à comunidade internacional que forneça ajuda urgente ao Governo somali, após a intensificação, nas últimas semanas, da ofensiva lançada pelas milícias radicais islâmicas que tentavam derrubar o Executivo.

EFE |

"Perante esta ameaça ao processo de paz, o Governo da Somália pediu ajuda internacional, e o secretário-geral apoia com firmeza e urgência esse pedido", disse a porta-voz da ONU, Marie Okabe.

Ban pediu à comunidade internacional para fornecer os US$ 260 milhões em ajudas prometidas ao país na conferência internacional realizada em 23 de abril em Bruxelas, ressaltou.

Além disso, o secretário-geral da ONU reiterou à comunidade internacional o apelo para fornecer ajuda bilateral ao Governo somali, disse a porta-voz.

Okabe disse que Ban condena a ofensiva rebelde contra o Governo de Transição somali, e expressou preocupação com o crescente número de civis mortos, feridos e deslocados pelos combates.

"Esta campanha de violência tem como objetivo a derrubada de um Governo legítimo, que estendeu a mão aos adversários dentro de um espírito de reconciliação, através de uma política de porta aberta e negociações", ressaltou. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG