Ban parabeniza iraquianos por eleições sem violência

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou o povo iraquiano, nesta segunda-feira, por exercer o direito de voto no pleito provincial de sábado em uma atmosfera notável e admiravelmente livre de violência.

EFE |


A porta-voz da ONU, Marie Okabe, disse que o principal responsável das Nações Unidas ficou impressionado com a vontade dos iraquianos de participar do processo que "deve fortalecer a democracia no Iraque e antecipar a causa da reconciliação nacional".

Okabe indicou que Ban elogiou o trabalho da Comissão Eleitoral Independente do Iraque de realizar o pleito da maneira planejada, e a parabenizou pelo profissionalismo e o compromisso do pessoal que participou de cada passo do processo.

O secretário-geral da ONU também celebrou a participação de mais de meio milhão de observadores eleitorais internos e de interventores dos partidos que participaram da eleição.

Ao mesmo tempo, considerou que a presença de observadores internacionais foi uma forte demonstração de apoio ao povo iraquiano e às autoridades eleitorais locais, segundo Okabe.

O principal responsável das Nações Unidas expressou ainda sua satisfação com a contribuição da missão da ONU no Iraque (Unami) e reafirmou o compromisso do organismo de continuar ajudando na fase final do processo eleitoral, acrescentou a porta-voz.

As autoridades eleitorais iraquianas anunciaram no domingo que a participação eleitoral no pleito provincial foi de 51%. Cerca de 7,5 milhões de iraquianos participaram da votação, a primeira desde 2005 no país, e na qual foram eleitas as autoridades locais de 14 das 18 províncias do país.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG