Ban manterá reuniões com delegados de EUA, Rússia e Geórgia

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manterá conversações bilaterais com os diplomatas de Estados Unidos, Rússia e Geórgia neste sábado para formalizar o cessar-fogo entre Moscou e Tbilisi, disse uma fonte do organismo nesta sexta-feira.

AFP |

Segundo o funcionário, que pediu para não ser identificado, Ban informará aos jornalistas sobre os eventuais resultados das reuniões, previstas para a tarde de sábado.

Neste sentido, se espera que o secretário-geral peça aos embaixadores que acelerem esforços para alcançar um consenso e formalizar o acordo que terminou com cinco dias de luta armada pelo controle das regiões separatistas georgianas de Ossétia do Sul e Abkházia.

Esta semana, Ban conversou por telefone sobre o tema com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, mas não conseguiu se comunicar com o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, disse Farhan Haq, porta-voz da ONU.

O plano de paz elaborado pelo presidente francês, Nicolás Sarkozy, inclui um compromisso de não recorrer à força, acabar definitivamente com as hostilidades e permitir o livre acesso da ajuda humanitária à região.

ga/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG