Ban Ki-moon visitará oficialmente Itália, Suíça e Espanha

Nações Unidas, 22 ago (EFE) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitará oficialmente Itália, Suíça e Espanha na próxima semana, confirmou hoje Marie Okabe, porta-voz das Nações Unidas. A viagem para Europa começará na próxima quinta-feira com uma visita à cidade italiana de Turim. Na Universidade da ONU, presidirá uma reunião estratégica de dois dias com a cúpula do secretariado das Nações Unidas.

EFE |

"O secretário-geral transmitirá sua perspectiva e (com a cúpula) formularão um plano de trabalho para os próximos meses", apontou a porta-voz.

Entre os presentes estarão os novos subsecretários-gerais para Assuntos Legais, a irlandesa Patricia O'Brien, e o francês Alan Le Roy, para Operações de Paz.

Ban irá em 31 de agosto para Genebra para discursar na abertura da 29ª sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e para participar da cerimônia, que será realizada na sede das Nações Unidas nesta cidade.

O evento será para lembrar as vítimas do atentado contra a sede da ONU em Bagdá em 2003, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Depois, no dia 1º de setembro passará pela cidade espanhola de Zaragoza para visitar a Exposição Internacional de Zaragoza 2008, dedicada à água e ao desenvolvimento sustentável, disse Okabe.

Em um discurso neste local, "o secretário-geral destacará a importância da água para manter a segurança econômica, política e social do mundo", disse.

A viagem terminará com uma visita a Madri, na qual se reunirá com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, acrescentou Okabe. EFE jju/bm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG