Ban Ki-moon visita Gaza e Israel para apoiar cessar-fogo

Jerusalém, 20 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitará hoje a Faixa de Gaza e Israel como parte de sua viagem pelo Oriente Médio que tem o objetivo de apoiar o cessar-fogo estabelecido entre o Estado israelense e o Hamas.

EFE |

Fontes da ONU disseram hoje à Agência Efe que Ban estará em Gaza "por algumas poucas horas" para fazer uma avaliação da situação de Gaza e para determinar "que tipo de ajuda é necessária de forma mais urgente".

"Ban expressou em inúmeras ocasiões sua preocupação com a população civil", disse a fonte, que pediu para não ser identificada e que não quis dar detalhes da agenda de Ban tanto em Gaza como em Israel.

O secretário-geral da ONU esteve em Israel na última quinta para apoiar um cessar-fogo, declarado finalmente pelas partes no sábado e no domingo.

No dia de hoje, também tem prevista uma reunião em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, confirmaram fontes do Ministério de Assuntos Exteriores, e depois deve seguir para a localidade israelense de Sderot, a mais castigada pelos foguetes disparados a partir de Gaza.

A ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, conversou ontem por telefone com Ban e lhe pediu que na sua visita a Gaza tente evitar a legitimação do Hamas, "que demonstrou que não se importa nem com seu próprio povo". EFE elb/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG