verde que crie onda de investimentos - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon propõe revolução verde que crie onda de investimentos

Poznan (Polônia), 11 dez (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu hoje a parte final da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática propondo ao mundo uma revolução verde, uma nova economia capaz de criar uma onda de investimentos para vencer o aquecimento global e superar a crise financeira internacional.

EFE |

"O investimento na luta contra a mudança climática cria milhões de empregos verdes e incentiva o crescimento verde", disse Ban, em seu discurso aos delegados de mais de 190 países, presentes no encontro de Poznan (Polônia).

O secretário-geral das Nações Unidas propôs investimentos "verdes" para superar a crise econômica internacional, e disse que este mecanismo beneficiará "tanto as nações ricas quanto as pobres".

Ban Ki-moon também pediu apoio dos países ricos para alcançar estas metas, e conseguir um mapa do caminho que permita iniciar a via rumo a um novo pacto climático "hoje, não em 2012".

"Precisamos de liderança, buscamos a liderança da União Européia, e as decisões que agora estão sendo tomadas em Bruxelas terão um grande impacto no mundo todo", disse.

Enquanto isso, começa hoje na capital européia a cúpula na qual será decidido o futuro pacote de medidas ambientais da UE, um ambicioso projeto que pretende reduzir as emissões de CO2 em 20% até 2020.

O secretário-geral das Nações Unidas também se referiu à necessidade de que os Estados Unidos tomem as rédeas na luta contra o aquecimento global.

"É encorajador escutar que a administração do novo presidente (Barack Obama) planeja desenvolver energias alternativas", e colocar o meio ambiente e a mudança climática entre suas prioridades. EFE nt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG