Ban Ki-moon pede negociação para retirada israelense

BEIRUTE (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou neste sábado que Israel, se declarar um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza, deve também iniciar uma negociação para a retirada das tropas israelenses do enclave controlado pelo Hamas. Israel está planejando anunciar neste sábado uma interrupção em sua ofensiva de três semanas na Faixa de Gaza sem qualquer acordo com o Hamas, afirmou um representante israelense. Ban afirmou que não pode confirmar se Israel irá declarar uma interrupção no combate, apesar de esperar que sim.

Reuters |

"Esta declaração unilateral deve ser acompanhada por uma negociação para a retirada israelense", disse Ban a repórteres na capital libanesa, Beirute.

Ban confirmou que estará presente no encontro em Sharm el-Sheikh, Egito, no domingo, organizado pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak, para discutir a situação de Gaza.

O secretário-geral da ONU também condenou o ataque israelense a uma escola administrada pela organização em Gaza, o qual teria matado duas crianças.

"Condeno, nos mais fortes termos, esse ataque ultrajante", afirmou.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG