Abu Dhabi, 3 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu hoje, em Abu Dhabi, um cessar-fogo estável na Faixa de Gaza e pediu a abertura das passagens fronteiriças do território palestino.

"Devemos ter um cessar-fogo (em Gaza) sustentável e durável através dos esforços diplomáticos", disse Ban à imprensa, após chegar hoje aos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Ban acrescentou que "quanto mais se mantiver o cessar-fogo, melhor será para o processo de paz na região".

Além disso, reiterou seu pedido para a abertura das passagens fronteiriças de Gaza, "para permitir a entrada de ajuda humanitária".

O secretário-geral da ONU participa hoje de uma reunião de 11 ministros de Assuntos Exteriores árabes para discutir a situação em Gaza, sua reconstrução e a reconciliação interpalestina.

A reunião teve a presença de representantes da Arábia Saudita, Egito, Autoridade Nacional Palestina, Emirados, Marrocos, Tunísia, Barein, Iêmen, Kuwait, Omã e Jordânia.

Durante sua estadia de dois dias nos Emirados, Ban se reunirá também com o príncipe herdeiro do país, xeque Mohamad bin Zayed al-Nahyan, e outros responsáveis. EFE mys/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.