Ban Ki-moon pede ao G8 que triplique sua ajuda ao desenvolvimento agrícola

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou em artigo ao jornal econômico alemão Handelsblatt, para a edição de quinta-feira, que vai pedir ao G8 (Grupo dos oito países mais industrializados) que triplique a ajuda ao desenvolvimento agrícola nos próximos três a cinco meses.

AFP |

"Eu vou pedir aos países do G8 que tripliquem a ajuda pública ao desenvolvimento para a pesquisa e o desenvolvimento agrícolas nos próximos três a cinco meses", escreveu o sul-coreano.

Em trecho publicado por antecipação, Ban Ki-moon pediu ainda a suspensão das restrições às exportações de alimentos, impostas por países ricos, assim como a o fim dos subsídios que eles concedem a seus agricultores.

Para enfrentar a escassez e a disparada dos preços dos produtos, os grandes exportadores agrícolas como Argentina e Brasil, mas também Vietnã, Índia e Egito impuseram na primavera limitações a certos produtos para garantir a segurança em alimentos de suas populações.

"Estas barreiras artificiais desequilibram o comércio, levam os preços às alturas, reforçam a crise atual e colocam em risco o crescimento mundial", explicou Ban.

Os países do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) vão, durante a Cúpula a partir do próximo sábado, no Japão, criar um grupo de trabalho para lutar contra a crise mundial de alimentos, afirmou nesta segunda-feira o jornal japonês Yomiuri Shimbun, citanto fontes do governo.

pan/pmr/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG