decisivas para desbloquear crise do Zimbábue - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon pede ações decisivas para desbloquear crise do Zimbábue

Manila, 29 out (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje que os líderes africanos realizem ações decisivas para resolver a disputa devido à divisão do poder entre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o líder opositor, Morgan Tsvangirai.

EFE |

Ban, que está em Manila para participar do 2º Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento, pediu aos 15 países-membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC) que assumam sua responsabilidade na solução do problema, após sua reunião realizada em Harare.

"Isso já levou tempo demais", disse em alusão à busca de um acordo para a formação de um Governo de união nacional no Zimbábue A SADC está há sete anos tentando achar uma fórmula para que Mugabe aceite ceder parte de seu poder a Tsvangirai, mas as negociações continuam estagnadas, já que o presidente zimbabuano se nega a ceder o Ministério do Interior, com competências sobre a Polícia.

Alguns dos líderes dos membros do bloco regional são firmes aliados de Mugabe, a quem consideram um herói da descolonização, enquanto outros o acusam de ter levado o país à ruína econômica. EFE mgs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG