Ban Ki-moon oferece ajuda a zona afetada por inundações no México

México, 8 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ofereceu hoje ajuda humanitária aos habitantes do centro do México, afetados por fortes chuvas e inundações.

EFE |

Ki-moon, que se encontra no México em visita de dois dias para assistir a um fórum internacional de desarmamento, visitou hoje a zona em companhia do presidente Felipe Calderón e do governador do Estado do México, Enrique Peña Nieto.

"Acabo de visitar os lugares mais afetados do Vale (Dorado) e pude observar muita gente desabrigada por estas chuvas tão repentinas", disse Ki-moon ao ser nomeado esta noite hóspede distinto da Cidade do México.

"Me senti tão triste e preocupado e primeiro que nada quis expressar minha preocupação e solidariedade a todas essas pessoas (...). Lhes disse que em coordenação com o Governo mexicano, as Nações Unidas vão mobilizar a ajuda humanitária necessária", afirmou.

Durante o percurso no Vale Dorado, habitantes da zona fizeram fortes reivindicações de ajuda ao presidente Calderón. Sobre o que Ki-moon disse que compreendia "o desespero" destas pessoas, mas também confiava em que o Governo do México tenha a capacidade para aliviar "esta dor e moléstia (do povo)".

No ato de recepção da nomeação de hóspede distinto, Ban Ki-moon assinalou que as Nações Unidas também enfrentam desafios como os desastres naturais e temas como a sustentabilidade e a mudança climática.

"Eu trabalharei com o México e outros Governos que estão conscientes de resolver estes problemas mas também de atender aos mais necessitados", afirmou.

Ki-moon se encontra no México para assistir à inauguração na quarta-feira da 62ª Conferência do Departamento de Informação Pública da ONU e as ONGs sobre Desarmamento. EFE gt-ea/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG