Ban Ki-Moon inicia viagem pela África

Johanesburgo, 25 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reuniu-se hoje em Pretória com o presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, para tratar dos problemas que afetam a África e estudar o modo de atenuar os efeitos da crise econômica mundial no continente.

EFE |

Ban, que realiza sua primeira visita oficial à África do Sul, dentro de uma viagem que lhe levará também à Tanzânia, República Democrática do Congo (RDC), Ruanda e Egito, foi recebido na sede do Governo de Pretória por Motlanthe, acompanhado por sua ministra de Relações Exteriores, Nkosazana Dlamini-Zuma.

Na reunião, estava previsto que eles estudassem especialmente a situação do Zimbábue, onde a ONU avalia as necessidades humanitárias do país, após a formação este mês do novo Governo de união nacional.

Além disso, iam a revisar a crise política em Madagascar e a situação do Sudão, Somália e RDC, países onde se desenvolvem longos conflitos bélicos nos quais as Nações Unidas estão envolvidas nas medidas para tentar solucioná-los.

Após a reunião com Motlanthe, o secretário-geral da ONU deve visitar o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, e também o ex-líder Thabo Mbeki, além do líder do governante Congresso Nacional Africano (CNA), Jacob Zuma, candidato favorito para as eleições presidenciais de abril.

Amanhã, Ban partirá para a Tanzânia, segunda etapa de uma viagem que continuará na RDC e em Ruanda e que terá como ponto final o Egito, onde Ban abrirá em 2 de março a Conferência Internacional de Apoio à Economia Palestina. EFE hc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG