novo multilateralismo - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon felicita Obama, desejando um novo multilateralismo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou nesta quarta-feira o democrata Barack Obama por sua vitória na eleição americana e disse que, depois de seu triunfo, espera um novo multilateralismo.

AFP |

"Em nome das Nações Unidas, e em meu próprio nome, envio minhas mais calorosas felicitações ao senador Barack Obama, próximo presidente dos Estados Unidos", declarou Ban à imprensa.

"Estou confiante hoje nas futuras relações entre as Nações Unidas e os Estados Unidos. Podemos esperar uma era de parceria renovada e um novo multilateralismo", disse.

"Se já houve um momento ideal para que o mundo se una, é agora", acrescentou o chefe da ONU, citando os diversos desafios planetários: crise financeira, aquecimento global, crise alimentar e energética, e dificuldades para se atingir as metas mundiais de luta contra a pobreza.

"Esses desafios imensos requerem colaboração e cooperação" planetária, insistiu.

Ban disse que está "muito otimista" em relação à qualidade de sua futura relação de trabalho com Obama, acrescentando: "Eu gosto muito dele".

No cargo desde o início de 2007, Ban, ex-ministro das Relações Exteriores sul-coreano, manteve boas relações com o governo do presidente George W. Bush, mas as de seu antecessor, o ganês Kofi Annan, com Washington se deterioraram depois que este criticou a decisão americana de declarar guerra ao Iraque sem o aval da ONU.

hc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG