sem travas aos refugiados no Sri Lanka - Mundo - iG" /

Ban Ki-Moon exige acesso sem travas aos refugiados no Sri Lanka

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu neste sábado um acesso humanitário sem travas às cerca de 300.000 pessoas que estão em acampamentos de refugiados no Sri Lanka desde o final da guerra com os rebeldes tâmeis.

AFP |

"O governo faz o que pode, mas não tem recursos. Há uma brecha grande entre as necessidades e o que se pode fazer", declarou à imprensa o secretário-geral da ONU em Kandy (centro), após ter se reunido com o presidente Mahinda Rajapakse.

"Se levarmos em conta isto, as Nações Unidas podem ajudar, mas é preciso conceder a ela acesso imediato e sem travas aos acampamentos" de refugiados, ressaltou Ban Ki-moon.

O ministro cingalês das Relações Exteriores, Rohitha Bogollagama, garantiu ao secretário-geral da ONU que o acesso às organizações humanitárias internacionais seria ampliado, segundo explicou o próprio Ban.

O secretário-geral da ONU, que realizou uma visita de 24 horas ao Sri Lanka, visitou o acampamento gigantesco de Manik Farm, onde vivem 170.000 deslocados por uma guerra que deixou entre 80.000 e 100.000 mortos.

mg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG