Ban Ki-moon espera que trégua entre Israel e Hamas melhore situação em Gaza

Nações Unidas, 18 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, espera que a trégua anunciada hoje entre Israel e o movimento radical islâmico Hamas alivie a grave situação humanitária vivida pela população da Faixa de Gaza há um ano.

EFE |

"O secretário-geral espera que estes esforços sirvam para proporcionar segurança e aliviar a situação humanitária em Gaza, assim como para pôr fim aos bombardeios contra alvos israelenses", disse a porta-voz de Ban Ki-moon, Michele Montas.

Além disso, expressou o desejo de Ban de que a interrupção da violência permita a abertura "controlada e substancial" dos pontos fronteiriços com Gaza ao comércio e à ajuda humanitária.

"O secretário-geral espera que todas as partes atuem com responsabilidade e cuidado para preservar esta trégua", disse Montas.

A porta-voz comunicou que o secretário-geral parabeniza o Governo egípcio por seu "trabalho persistente para conseguir a calma através deste acordo", alcançado após dois meses de negociações mediadas pelo Egito.

Em Gaza, o dirigente do Hamas Mahmoud Zahar confirmou que o movimento aceitou um acordo de cessar-fogo com Israel sob mediação egípcia, destinado a acabar com as sanções impostas à Faixa. EFE jju/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG