Ban Ki-moon elogia acordo entre governo e oposição no Zimbábue

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou nesta segunda-feira o protocolo assinado pelo presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai, que abre o caminho para a resolução da crise política que assola o país africano.

AFP |

"O secretário-geral saudou a assinatura no Zimbábue de um protocolo que assenta as bases para negociações formais para resolver a crise política que abala o país", segundo um comunicado publicado pela assessoria de imprensa de Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU também elogiou o papel de mediador desempenhado pelo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, que "facilitou a assinatura do acordo".

O protocolo estabelece um quadro para a abertura de negociações (procedimentos, pauta, protagonistas e calendário) e estipula um prazo de duas semanas para o fim das discussões entre o poder e a oposição no Zimbábue.

Durante as negociações, as duas partes buscarão emendar a Constituição de "diversas formas", com o objetivo de instaurar uma "nova ordem política", declarou Robert Mugabe, 84 anos, reeleito em 27 de junho em condições duvidosas, segundo a comunidade internacional.

ga/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG