Semana do Clima em Nova York - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon e Tony Blair lançam Semana do Clima em Nova York

NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair lançaram nesta segunda-feira, em Nova York, a Semana do Clima, cujo ponto alto será a conferência mundial sobre o aquecimento global, na terça-feira durante a Assembleia Geral da ONU.

Redação com agências internacionais |


AFP
Blair discursa na cerimônia
Blair discursa na cerimônia
Ao menos 60 reuniões, conferências e discussões públicas serão organizadas na cidade, anunciou Steve Howard, presidente do "Grupo pelo Clima", que organiza esta série de eventos com o apoio logístico da prefeitura de Nova York.

"Temos que nos comprometer para que um acordo justo seja concluído em Copenhague", declarou Ban Ki-moon. "A vontade existe, a questão é encontrar os meios de concretizar esta vontade", comentou Blair.

A conferência de Copenhague, prevista para dezembro, tem como objetivo concluir um acordo que deverá entrar em vigor quando expirar a primeira fase do Protocolo de Kyoto, em janeiro de 2013, para conter as emissões de gases de efeito estufa.

Tony Blair insistiu na necessidade de tomar providências no curto prazo, como a suspensão do desmatamento, e no longo prazo, como o investimento nas tecnologias do futuro. "Temos que mobilizar tanto o setor privado como o setor público", afirmou.

Pressão

Durante o evento, Ban Ki-moon pediu que a sociedade civil internacional aumente a pressão sobre os líderes políticos. "Quero que a pressão sentida nesta sala seja transferida aos líderes que se reunirão aqui amanhã (terça-feira)", disse ele aos executivos de empresas e ativistas de ONGs presentes.

Ban solicitou aos presentes que transmitam a seus governos a necessidade de alcançar um acordo para reduzir as emissões de gases poluentes na conferência sobre mudança climática de dezembro, em Copenhague.

"É um imperativo moral e político que selemos um acordo em Copenhague", insistiu Ban, que assinalou que o objetivo da cúpula desta terça-feira é "acelerar as negociações".

Ban pediu aos presidentes e primeiros-ministros que não atuem "apenas de acordo com seus interesses nacionais, mas como líderes mundiais que devem resolver um problema que afeta a todos".

Além de Blair, o ator Hugh Jackman também foi convidade de honra na abertura "da semana da mudança climática". O australiano, embaixador da boa vontade da ONG World Vision, pediu que a resposta da comunidade internacional ao desafio do aquecimento global leve em conta os interesses dos países mais pobres.

"É impossível separar a mudança climática da pobreza porque não se pode resolver um sem o outro" advertiu Jackman, que apostou em um novo acordo sobre o tema que "funcione para todos".

Entre os presentes também estavam a ministra de Energia e Meio ambiente dinamarquesa, Connie Hedgaard, assim como os chefes das equipes negociadores de EUA, China e Índia.

Os quatro apostaram em alcançar em Copenhague um tratado que seja "justo e substantivo", embora tenham admitido as grandes dificuldades que enfrentam para reconciliar os interesses de cada membro da comunidade internacional.

"Hoje, se somos honestos, temos que reconhecer que o ritmo das negociações não é tão rápido como desejaríamos", apontou o enviado especial dos EUA para a mudança climática, Todd Stern.

Washington resiste a assinar um compromisso se economias emergentes, como China e Índia, que em breve superarão o Ocidente em quantidade de emissões absolutas, não aceitarem cortes específicos.

A Câmara de Representantes dos EUA aceitou recentemente impor pela primeira vez limites às emissões industriais, mas o Senado é, até o momento, reticente em ratificar tal medida.

China e Índia, por sua vez, consideram injusto pôr em risco seu crescimento econômico para solucionar um problema causado primeiramente pela poluição de países mais industrializados.

(Com informações de AFP e EFE)

Leia mais sobre acordo climático

    Leia tudo sobre: ban ki-moonclimatony blair

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG