Ban Ki-moon é recebido com festa em sua localidade natal

Seul, 5 jul (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visitou hoje o local onde nasceu, Eumseong, ao sul de Seul, onde foi recebido entre aplausos e vivas por cerca de mil pessoas, informou hoje a agência local de notícias Yonhap.

EFE |

Ban, que foi homenageado pelos aldeões como um herói nacional, chegou a Seul na quinta-feira para uma visita de cinco dias, a primeira a seu país natal desde que foi eleito secretário-geral da ONU, em dezembro de 2006.

A localidade de Eumseong, 150 quilômetros ao sul de Seul, estava cheia de cartazes com mensagens de boas-vindas e seus habitantes, que lotaram a rua por onde Ban passou, organizaram uma festa com comidas típicas da região, segundo a "Yonhap".

"Prometi que voltaria como secretário-geral da ONU. Estou profundamente emocionado de visitar minha localidade natal", disse Ban à multidão.

O secretário-geral da ONU tirou várias fotos com alguns habitantes, em meio a um clima de festa.

As autoridades de Eumseong entregaram a Ban um álbum com fotos de sua família e vários produtos típicos da zona, para "que lembre e saboreie sua localidade natal".

Ban e a mulher permaneceram durante cerca de duas horas na localidade sul-coreana, onde visitaram também os túmulos dos antepassados do secretário-geral, segundo a agência local de notícias.

O secretário-geral da ONU, que viajou para Seul após passar por Tóquio e Pequim, deve voltar na segunda-feira ao Japão para participar da cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) na próxima semana, em Hokkaido, norte do país. EFE ce/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG