Ban Ki-moon e Ehud Barak falam sobre necessidade de retomar processo de paz

Nações Unidas, 5 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, conversou hoje com o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, sobre a necessidade de retomar o processo de paz com os palestinos, informou em comunicado a organização internacional.

EFE |

A instituição assinalou que os dois dirigentes ressaltaram em conversa telefônica "a necessidade urgente de superar os obstáculos que impedem o reatamento das negociações entre israelenses e palestinos".

Além disso, falaram sobre a situação da região um ano depois da ofensiva israelense contra o movimento islamita Hamas em Gaza, quando morreram aproximadamente 1.400 palestinos, a maioria civis.

Ban agradeceu ao ministro israelense por ter permitido a entrada ao território palestino de cargas limitadas de vidro para reparar os danos causados pelos bombardeios e os combates, apontou o comunicado da ONU.

Ao mesmo tempo, segundo esta mesma fonte, pediu para permitir a passagem pelos postos fronteiriços israelenses de um maior número de materiais de construção.

A ONU também informou que, horas depois, o secretário-geral se reuniu na sede da instituição com o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell.

Eles analisaram o estado do processo de paz e voltaram a falar da importância de retomar os contatos entre as duas partes.

Além disso, Ban expressou sua preocupação pela situação humanitária em Gaza, que permanece praticamente isolada desde junho de 2007, e ressaltou a necessidade de se iniciar as tarefas de reconstrução dos danos causados pelo conflito de um ano atrás, disse a ONU. EFE jju/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG