dilaceradora - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon diz que situação na Faixa de Gaza é dilaceradora

Gaza, 20 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou hoje em uma visita à Faixa de Gaza após a ofensiva militar israelense que a situação vivida neste território palestino é dilaceradora.

EFE |

Em entrevista coletiva nos quartéis-gerais da ONU na Cidade de Gaza, Ban se mostrou "profundamente aflito" pela destruição que pôde comprovar nas ruas de Gaza e afirmou que se trata de uma situação "dilaceradora".

Também se mostrou "espantado" por comprovar os danos sofridos pela sede da organização que preside na Cidade de Gaza, que foi alvo de bombardeios israelenses.

"Estou simplesmente horrorizado. Não sou capaz de descrever como me sinto neste lugar", declarou à imprensa na sede da ONU atacada na última quinta por tanques israelenses, quando as forças de Israel penetraram na Cidade de Gaza.

"Estou profundamente triste com o que vi hoje", declarou Ban enquanto revelou que tem intenções de enviar uma equipe que possa avaliar a situação humanitária na localidade na próxima quinta.

"Condenei no começo do conflito o excessivo uso da força pelas forças israelenses em Gaza", declarou Ban, que também considerou os ataques com foguetes pelas milícias palestinas contra Israel "completamente inaceitáveis".

O secretário-geral da ONU pediu que se inicie "uma investigação completa" sobre as mortes de civis durante a ofensiva militar israelense e prometeu que a "ONU fará tudo o que puder" neste sentido.

No plano político, Ban afirmou que a unidade palestina "é necessária para permitir o processo de reconstrução e a reabertura das passagens fronteiriças de Gaza".

O secretário-geral da ONU viajou hoje para a Faixa de Gaza para avaliar em primeira mão a destruição provocada por 22 dias de ofensiva militar de Israel, na qual é a primeira visita de um importante líder à região desde que acabou a operação e desde que o Hamas tomou o poder pela força em junho de 2006. EFE sa'ar/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG