Ban Ki-moon diz que foram colocados alicerces do 1º acordo global

Copenhague, 19 dez (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a cúpula sobre mudança climática (COP15) em Copenhague colocou os alicerces do primeiro acordo global para limitar os gases do efeito estufa, e disse que trabalhará para transformar este texto em um tratado legalmente vinculativo em 2010.

EFE |

Em entrevista coletiva em Copenhague, Ban disse que não podia precisar uma data, mas lembrou que a próxima conferência sobre mudança climática acontecerá no próximo ano, no México.

Também afirmou que haverá uma estreita coordenação com o presidente mexicano, Felipe Calderón, a quem descreveu como uma pessoa "comprometida com o meio ambiente".

A cúpula de Copenhague alcançou hoje um acordo de mínimos, apesar da oposição de vários países e após um intenso debate que se prolongou durante toda a noite.

A Presidência da conferência anunciou, de fato, que havia "tomado nota do Acordo de Copenhague de 18 de dezembro de 2009", que incluirá uma lista dos países que apoiam o texto.

A ONU recorreu a esta fórmula para tornar operacional o acordo, que foi duramente criticado como sendo ilegítimo por países como Venezuela, Nicarágua, Cuba, Bolívia e Sudão. EFE ik/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG