Ban Ki-moon convoca reunião sobre ajuda humanitária a Mianmar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou para esta quarta-feira uma reunião com vários países doadores para examinar uma estratégia mais eficaz de ajuda humanitária internacional para Mianmar, devastada pelo ciclone Nargis.

AFP |

"Convoquei alguns embaixadores e representantes de Estados membros para discutir todas as opções possíveis sobre como proceder a partir de agora", disse Ban à imprensa.

O chefe da ONU disse que os altos funcionários convocados representam os membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, China, França, Grã-Bretanha e Rússia), os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), dos quais Mianmar faz parte, e outros países que contribuem regularmente com o orçamento das Nações Unidas.

"Apesar de o governo de Mianmar ter dado mostras de certa flexibilidade, neste momento está muito longe de ser o suficiente", acrescentou Ban.

Segundo o secretário-geral, "a magnitude desta situação requer uma mobilização muito maior de recursos e pessoal de ajuda especializado".

ltl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG