Ban Ki-moon confirma encontro com general Than Shwe em Yangun

Nações Unidas, 20 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, confirmou hoje que se reunirá em Yangun com o general Than Shwe, chefe da Junta Militar que governa Mianmar, que continua em uma situação crítica após o desastre causado pela passagem do ciclone Nargis no dia 2.

EFE |

Ban Ki-moon acrescentou que "este é um momento crítico para Mianmar, onde 25% dos afetados receberam ajuda".

O secretário-geral da ONU confirmou seu primeiro encontro com o general Than Shwe no dia 22.

Ban Ki-moon disse que visitará, amanhã à tarde, a região do delta do rio Irrawaddy e na manhã de quinta-feira viajará a Yangun para se reunir "com os líderes da Junta Militar e outros representantes do Governo".

Segundo a ONU, a passagem do "Nargis" pelo sul de Mianmar deixou mais de 100 mil mortos e cerca de 2,5 milhões de desabrigados, mas as autoridades birmanesas só reconhecem 78 mil vítimas fatais e 56 mil desaparecidos.

A comunidade internacional criticou a atuação da Junta Militar birmanesa na lenta distribuição de ajuda diante do desastre, assim como a demora para a concessão de vistos para pessoal da área da saúde.

Entre os críticos do regime birmanês, figuram o próprio Ban Ki-moon e o enviado especial da ONU a Mianmar, John Holmes, que está no país. EFE emm/wr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG