Ban Ki-moon chega a Katmandu para se reunir com líderes nepaleses

Katmandu, 31 out (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aterrissou hoje em Katmandu após sua visita oficial à Índia, e deve se reunir amanhã com vários líderes nepaleses.

EFE |

Durante sua estadia no país, Ban manterá encontros separados com o presidente do Nepal, Ram Baran Yadav; seu primeiro-ministro, o maoísta Pushpa Kamal Dahal (conhecido como Prachanda), e com o líder da oposição e ex-chefe de Governo Girija Prasad Koirala.

O secretário-geral da ONU também visitará a localidade de Lumbini, lugar emblemático para os budistas, já que se acredita que no lugar nasceu o líder religioso Siddharta Gautama, mais conhecido como Buda.

A visita de Ban ocorre depois que, em julho, o Conselho de Segurança da ONU decidiu estender o mandato da Missão das Nações Unidas no Nepal (UNMIN) até 29 de janeiro de 2009, para que ajude a completar o processo de paz iniciado em 2006 pelo Governo e pelos ex-rebeldes maoístas.

O diplomata sul-coreano completará sua viagem pelos países do sul da Ásia no próximo sábado, com uma visita a Bangladesh. EFE ms-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG