Ban Ki-moon chega à China para discutir principais crises internacionais

Pequim, 1 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou hoje à China para discutir com os líderes do país asiático algumas crises de caráter global, como a desnuclearização norte-coreana e a mudança climática.

EFE |

Segundo o Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Ban iniciou sua visita oficial de três dias com uma conferência na Universidade de Assuntos Estrangeiros.

Ban deve se reunir com o presidente chinês, Hu Jintao; com o primeiro-ministro, Wen Jiabao, e com o ministro de Exteriores, Yang Jiechi.

O porta-voz da Chancelaria chinesa Liu Jianchao resumiu a agenda da visita em assuntos relacionados à "cooperação entre a China e a ONU nos principais assuntos internacionais".

Antes de deixar o Japão com destino a Pequim, o secretário-geral da ONU disse que eram necessários novos avanços no desarmamento nuclear da Coréia do Norte, que na semana passada entregou uma declaração de parte de seu programa atômico.

A fase seguinte do desarmamento inclui um inventário completo das armas nucleares norte-coreanas, em troca do qual Pyongyang receberá ajuda energética e retomará relações com Tóquio e Washington, uma negociação que poderia reiniciar na próxima semana.

Além disso, Ban adiantou que pressionará a China por sua parte na responsabilidade na mudança climática, já que, segundo analistas, o país asiático superou os EUA como principal emissor de dióxido de carbono.

O secretário-geral chega à China, um dos países com direito a veto no Conselho de Segurança, em plena crise no Zimbábue, e quando o órgão estuda aplicar sanções contra o regime de Robert Mugabe.

Depois da China, Ban deve ir na quinta-feira à Coréia do Sul, antes de retornar de novo ao Japão na próxima semana, para assistir à cúpula de líderes do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), à qual a China assiste como convidada.

EFE mz/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG