Ban Ki-moon chega a Bangcoc antes de seguir para Mianmar

Bangcoc, 21 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou hoje a Bangcoc (capital da Tailândia) antes de seguir viagem para Mianmar (antiga Birmânia), onde tentará convencer a Junta Militar a aceitar a ajuda humanitária internacional.

EFE |

"Amanhã vou para Mianmar para expressar apoio ao povo birmanês", declarou Ban em uma rápida entrevista coletiva organizada no aeroporto cerca de 15 minutos após sua chegada.

Ele afirmou que viaja para Mianmar para salvar vidas humanas e não para fazer política, em alusão à necessidade das agências humanitárias de uma maior cooperação das autoridades birmanesas tanto na concessão de vistos como na liberdade de movimentos pelas áreas atingidas pelo ciclone "Nargis".

Ban deve viajar amanhã a Yangun para se reunir com os membros do Governo, incluindo o presidente birmanês, o general Than Shwe.

As agências humanitárias da ONU afirmam que o regime militar retarda a entrega dos vistos de entrada no país e não permite que os voluntários estrangeiros se movimentem livremente uma vez em Mianmar.

O ciclone "Nargis" atravessou o sul de Mianmar entre 2 e 3 de maio e causou 77.738 mortes, enquanto 55.917 pessoas continuam desaparecidas e outras 2,5 milhões estão desabrigadas. EFE fmg/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG