implicações de sentença contra Suu Kyi - Mundo - iG" /

Ban Ki-moon adverte Mianmar sobre implicações de sentença contra Suu Kyi

Nações Unidas, 31 jul (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu o Governo de Mianmar (antiga Birmânia) que analise cuidadosamente as implicações do julgamento contra a líder opositora Aung San Suu Kyi, afirmou hoje o organismo.

EFE |

O porta-voz da ONU Farhan Haq disse que Ban transmitiu, em reunião na quinta-feira com o embaixador birmanês no organismo, U Than Swe, a preocupação da comunidade internacional sobre o destino da ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 1991.

Ban reiterou na reunião que "tanto ele, quanto a comunidade internacional, esperam que o Governo de Mianmar analise cuidadosamente as implicações da sentença do julgamento contra Aung San Suu Kyi e que exerça a responsabilidade que tem sobre sua imediata libertação", afirmou Haq, em entrevista coletiva.

O secretário-geral da ONU também transmitiu as "consideráveis expectativas" da comunidade internacional sobre a resposta da Junta Militar às propostas expressadas durante sua recente visita ao país.

Em particular citou a solicitação de Ban ao regime de que liberte todos os presos políticos, aproximadamente 2.100, segundo estimativas da ONU e organizações de defesa dos direitos humanos.

Haq destacou que, após a reunião, o embaixador birmanês comunicou à Secretaria da ONU que o anúncio da sentença tinha sido adiado para 11 de agosto. EFE jju/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG