Ban insta a Israel a pôr fim imediatamente no fechamento da Faixa de Gaza

Nações Unidas, 14 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje a Israel para levantar de forma imediata o fechamento das passagens fronteiriças com a Faixa de Gaza, ao mesmo tempo em que reivindicou o fim do lançamento de foguetes desde esse território contra localidades israelenses.

EFE |

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, transferiu em uma declaração o apelo de Ban às autoridades israelenses para que relaxem o fechamento a fim de permitir a passagem de assistência humanitária e combustível.

"O secretário-geral ressalta que as medidas adotadas que aumentam o sofrimento e as penúrias sofridas pela população civil da Faixa de Gaza são inaceitáveis e deveriam ser eliminadas imediatamente", disse o porta-voz.

Ele disse que o secretário-geral sente preocupação pela deterioração da situação humanitária na faixa, assim como os lançamentos de foguetes efetuados desde esse território a localidades israelenses próximas.

Haq reiterou a condenação de Ban ao lançamento de foguetes, pedindo para que se ponha fim a estes bombardeios e para que se respeite a trégua que reinava na região desde o dia 19 de junho.

Ban também pediu ao Governo israelense que volte a facilitar o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), que teve dificuldades para ter acesso à população a qual ajuda. EFE jju/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG