Nações Unidas, 20 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje o povo afegão por causa de sua participação nas eleições presidenciais e provinciais, que, segundo ele, evidenciam as ânsias de estabilidade e desenvolvimento existentes no país.

A porta-voz da ONU, Marie Okabe, disse que Ban incentiva os candidatos e seus simpatizantes a manter a cooperação com as instituições eleitorais durante a apuração, a tramitação de reivindicações e a certificação dos resultados.

O secretário-geral do organismo internacional "destaca que, com este exercício de seu direito constitucional ao voto, o povo afegão mostrou novamente a ânsias de que seu país alcance a estabilidade e o desenvolvimento", afirmou a porta-voz, em uma declaração.

Okabe acrescentou que Ban felicita a Comissão Eleitoral afegã, assim como as outras instituições do país e as agências internacionais, que organizaram as eleições "em circunstâncias extremamente difíceis".

Os colégios eleitorais afegãos fecharam hoje suas portas às 16h local (8h30 de Brasília), após nove horas de votação, nas quais foram registrados episódios de violência em diferentes pontos do país, com a morte de pelo menos 26 pessoas, a maioria supostos insurgentes.

Segundo o previsto pela Comissão Eleitoral, as urnas abriram às 7h (23h30 de Brasília de ontem) para que os aproximadamente 17 milhões de afegãos registrados pudessem votar em seus candidatos à Presidência e aos conselhos provinciais.

A missão da ONU para o Afeganistão (Unama) afirmou que a "vasta" maioria dos colégios eleitorais afegãos abriu suas portas, apesar da ameaça de boicote e da violência talibã. EFE jju/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.