Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ban felicita líderes de comunidades do Chipre por aproximação

Nações Unidas, 25 jul (EFE) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou hoje os líderes das comunidades grega e turca do Chipre por concordar em reabrir o processo de negociações diretas com vista à reunificação da ilha.

EFE |

A porta-voz da ONU, Michèle Montas, transmitiu a satisfação de Ban com o progresso obtido até o momento pelo líder das comunidades grega, Dimitris Christofias, e turca, Mehmet Ali Talat.

Montas reiterou o compromisso do secretário-geral de assistir as duas comunidades cipriotas a buscar uma solução aceitável para todas as partes.

O enviado especial para o Chipre, o ex-ministro de Exteriores australiano Alexander Downer, conversará com os dois líderes sobre qual assistência a ONU pode proporcionar nesta rodada de negociações diretas, acrescentou a porta-voz.

Talat e Christofias anunciaram hoje em Nicósia o início, em 3 de setembro, desta nova etapa de diálogo que confirma o relançamento do processo de reunificação, após quatro anos de estagnação.

Os dois dirigentes explicaram que, a partir dessa data, se reunirão uma vez por semana para avançar no processo e anunciaram, como medida de criação de confiança, a abertura de um novo ponto de cruzamento entre os dois setores em que está dividida a ilha desde 1974.

Talat, chefe da comunidade cipriota, e Christofias, presidente da República do Chipre, anunciaram que a solução que for acordada no processo será confirmada mediante "referendos simultâneos e separados" entre as duas comunidades.

O Chipre se encontra dividido desde que a invasão turca, de 1974, deixou o terço norte da ilha sob controle de Ancara e propiciou a criação da República Turca do Norte do Chipre, só reconhecida pelo Governo turco.

Por sua parte, a República do Chipre, de maioria grega e que ocupa dois terços da ilha, é reconhecida pela comunidade internacional, e desde 2004 é membro da União Européia (UE). EFE jju/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG